Notícia

Como a logística inteligente auxilia no gerenciamento de fretes

Capturar

O processo logístico envolve todos os setores de uma empresa e está intimamente ligado com as estratégicas corporativas. Desta maneira, uma parte sensível e muito difundida da logística está relacionada aos fretes e ao gerenciamento deles. Um bom produto só é de fato bom quando chega ao consumidor final depois de um bom processo produtivo, que faça a utilização de bons insumos, além de um elevado capital intelectual aplicado no seu manuseio. Um produto de qualidade, dizendo assim, depende de um excelente processo logístico para chegar às mãos do consumidor final no tempo e nas condições acordadas. Para isso, a logística deve se ater ao gerenciamento de fretes.

Como fazer com que os fretes sejam mais eficazes?

Depois de uma venda concretizada, é momento de entregar as mercadorias aos clientes. O processo produtivo e de controle de qualidade já finalizou o trabalho, mas o cliente ainda não está satisfeito. Alguns recursos podem e devem ser utilizados para garantir esta satisfação e todos estão ligados à eficácia no transporte e no gerenciamento de fretes.

Os recursos computacionais ajudam sobremaneira na economia e na identificação de pontos de melhoria nos fretes, elevando o nível de excelência para os clientes. É possível, por exemplo, efetuar o rastreamento em tempo real da carga transportada, fazendo com que o cliente possa se programar em relação à própria produção futura que ele vá ter. Essa é uma relação ganha-ganha, pois seu cliente não pensará em contratar outro fornecedor.

Muitas empresas possuem softwares de gerenciamento completos, mas não contam com um sistema que os integre ao gerenciamento de transportes. Estes últimos, chamados de TMS, são os sistemas de gerenciamento de transporte e buscam a integral comunicação entre a área produtiva/gerencial e a de logística e de gerenciamento de fretes e entregas.

Soluções inteligentes para empresas de qualquer tamanho

Há soluções específicas, que vão desde a coleta dos produtos finais, a disponibilização de informações para rastreamento aos clientes, comunicação do TMS com o controle gerencial da empresa e ainda dados de distribuição dos produtos a serem entregues.

Com a possibilidade de busca da melhor rota e do aproveitamento ao máximo do veículo da frota envolvido, o TMS pode ajudar na diminuição dos valores relacionados a seguros, além de garantir o total controle da documentação.

Atividades de manutenção da frota também serão gerenciadas via TMS, atuando na prevenção, utilização máxima dos serviços de garantia, controle de estoque de peças, o que não necessitará de recursos adicionais para mantê-los em estoque sem uso e até o próprio controle dos funcionários envolvidos na operação.

Pessoal interno e externo também pode ser controlado

Se houver funcionários agregados, um processo inteligente de logística e de gerenciamento de fretes poderá apurar os custos totais com muito mais eficácia, mantendo este cadastro atualizado, controlando à distância o nível de óleos lubrificantes e outros pontos vitais da frota e controle do tacógrafo.

Também pode controlar o comportamento do motorista do veículo durante todo o trajeto, sendo possível disparar alarmes de maneira remota e programável quando, pela localização GPS fornecida e gerenciada via TMS, for identificado que o motorista ultrapassou o limite de velocidade, por exemplo.

Por fim, um cadastro geral de todos os fornecedores e clientes, além das rotas mais e menos acessíveis com os custos dos pedágios, também pode ser realizado, permitindo economia de tempo na confecção de novas propostas aos clientes, por exemplo.

Um processo inteligente de logística é algo que não entrará em funcionamento da noite para o dia em nenhuma empresa. É um processo contínuo de mudança de política e de pensamento por parte dos proprietários e, consequentemente, por parte de todos os funcionários envolvidos. No entanto, nada será mudado e o seu gerenciamento de fretes não trará nenhum benefício estratégico se o primeiro passo não for dado.

Fonte: QueroFrete


Copyrights © 2023 & All Rights Reserved by Odapel. Desenvolvidor porPlansyst