Empresa

A Odapel

Tudo começou no ano de 1959 no bairro do Jaguaré. Passaram-se mais de cinco décadas e hoje a Odapel Distribuidora de Autopeças Ltda, conta com sua Matriz localizada em São Paulo, no bairro do Jaguaré, e com mais 5 filiais e presente em 6 Estados, são elas: Goiânia – Go, Contagem – MG, Rio de Janeiro – RJ, Curitiba – PR, Campinas – SP e Palhoça – SC.

A Odapel conta com um equipe em torno de 230 funcionários e 9 representantes comerciais, com escritórios instalados em todo o País, o que garante agilidade necessária para a entrega dos produtos.

A equipe da Odapel recebe treinamento constantemente para garantir o melhor atendimento aos clientes. Tudo isso é amparado por um moderno sistema de informática, que permite aos clientes terem acesso imediato ao cadastro geral dos produtos sem saírem de suas empresas.

Uma tragetória vitóriosa

Odapel Distribuidora de Autopeças Ltda comemora mais 58 anos de consolidação no mercado nacional de distribuição de peças automotivas.

A história da Odapel está ligada ao desenvolvimento do setor de autopeças no Brasil através da visão de negócio de seus fundadores. Os irmãos Fundadores herdaram do pai o dom para o comércio, dom esse que pertence também aos atuais dirigentes da empresa.

Desde jovens, os irmãos já dirigiam com muita dedicação. Em 1959, enveredando pelo ramo do pai, os irmãos decidiram abrir uma pequena loja de varejo para comercializarem peças de carros, a Autopeças Jaguaré, localizada no bairro do mesmo nome em São Paulo. Porém naquela época, início da década de 60, o mercado se limitava aos importadores de peças automotivas, pois as frotas de carros e caminhões eram produzidas fora do nosso país. E isso dificultava um pouco o segmento de reposição.

O Brasil começava a dar os primeiros passos na industrialização e os varejistas não podiam contar muito com os fabricantes, que não conseguiam atender a grandes demandas.

Apesar disso, a loja supria muito bem o bairro do Jaguaré. Esse sucesso resultou num crescimento natural da Autopeças Jaguaré ao longo dos anos. E, em 1965, fundaram três filiais: duas em Osasco (na região metropolitana de São Paulo) e outra no bairro da Lapa, na capital paulista.

Em 1979 a empresa começou a passar por mudanças, proveniente da desaceleração da economia no setor automobilístico, sendo assim, iniciou-se a construção de um novo prédio na Avenida Jaguaré, e com isso os donos resolveram centralizar todas as lojas em uma só, além de mudar o nome da empresa, que passou a se chamar Jocemar Distribuidora de Autopeças Ltda.

Dessa maneira, os irmãos caminharam juntos até o ano de 1986, quando resolveram dividir a sociedade de quase 35 anos. O proprietário passou a sucessão para os filhos. Os novos sucessores tinham uma tarefa árdua, reerguer a empresa. Segundo contam, foi uma época difícil, de grandes batalhas em meio à instabilidade econômica que assolava o país.

Mas os irmãos arregaçaram as mangas e foram à luta. Eles realizavam as compras, as venda e as entregas das mercadorias. "Era uma loucura, nós fazíamos tudo, da compra ao cafezinho", afirma, diretor comercial da empresa.

Em meio a esse quadro de instabilidade e crises políticas e econômicas dos anos 80, a Odapel Distribuidora de Autopeças Ltda cresceu e se consolidou no mercado "sempre honrando seus negócios com fornecedores e clientes". E até hoje a Odapel Distribuidora de Autopeças Ltda permanece com sua matriz na Avenida Jaguaré.

Devido a sua estratégia de crescimento, a Odapel começou a abrir filiais pelo Brasil nos Estados de maior poder econômico onde contamos com uma grande frota de veículos, sempre buscando atender as necessidades de nossos clientes cada vez melhor e com maior rapidez. Hoje contamos com as seguintes filiais:

  • Goiania – GO
  • Contagem – MG
  • Rio de janeiro – RJ
  • Curitiba – PR
  • Campinas – SP
  • Palhoça – SC
Isso representa uma carteira de aproximadamente 4.000 clientes e mais de 250 fornecedores e uma relação com mais de 18 mil itens de linha pesada de veículos.

“NÃO DEIXAR O VEÍCULO DO CLIENTE PARADO POR FALTA DE PEÇA."

De olho no futuro

A determinação da diretoria da empresa é caminhar sempre em direção à modernidade, tanto em tecnologia de serviços quanto na gestão do negócio, para manter a tradição desde 1959 no mercado de distribuição de autopeças.

Constantemente estão sendo feitos investimentos nos setores de logística e informática, que hoje já conta com o auxílio de leitor do código de barras e o sistema de rádio frequência (coletor de dados) para a estocagem e separação do pedido, que busca facilitar e agilizar o serviço tanto na entrada da mercadoria, no seu recebimento, quanto na separação do pedido.

Outro meio é a expansão da linha de produtos comercializada pela Odapel, sempre procurando atender a necessidade do mercado.

"A expansão da linha não é visão de futuro e sim de presente. São incrementados cerca de 100 itens por mês, e isso é muito bom, pois permite que a Odapel ofereça aos seus clientes um pacote viável e mais atualizado, pois sabemos que na linha pesada está sendo feito uma renovação da frota", afirma o Diretor da Odapel.

POLÍTICA DE QUALIDADE

"TER SEMPRE EM MENTE A BUSCA INCESSANTE DA EXCELÊNCIA"

  • Atendendo às expectativas de nossos clientes;
  • Avaliando nossos fornecedores;
  • Qualificando nossa mão de obra e criando uma base sólida para seu total desenvolvimento humano e profissional;
  • Adequando nossas instalações as necessidades dos nossos processos;
  • Melhorando a qualidade dos nossos processos.

DIRETRIZES DA QUALIDADE

SATISFAÇÃO DO CLIENTE
  • Variedades de itens e atualização constante do estoque disponível, para atender prontamente as necessidades dos clientes;
  • Preço competitivo com o mercado;
  • Qualidade no atendimento, onde a cordialidade e competência são os destaques.
PROCESSOS
  • Melhoria contínua dos nossos processos, atendendo as normas de qualidade, visando a excelência no comércio de peças automotivas.
PESSOAS
  • A formação e o aperfeiçoamento profissional e humano dos nossos colaboradores dando-lhes condições de crescimento dentro da organização, tornando-os aptos a assumirem responsabilidades pela gestão da qualidade, é uma de nossas metas.
INSTALAÇÕES
  • Adequação de nossas instalações, adaptando-as as necessidades de nossos processos, fazendo delas uma ferramenta da qualidade.
FORNECEDORES
  • Comprometimento dos nossos fornecedores com as metas de qualidade da Odapel.

• DISPONIBILIDADE:
Variedades de itens e estoque disponível.

• PREÇO COMPETITIVO:
Ter um preço competitivo com o mercado.

• BOM ATENDIMENTO:
Organização, atenção, cortesia, conhecimento, empatia, uniformidade.

• ALTERNATIVO:
Ampla disponibilidade de itens de diversas marcas.

• COMODIDADE:
Estacionamento, conforto.

• AGILIDADE:
Rapidez no atendimento sem erros.

• CONHECIMENTO:
Profissional qualificado e treinado.

• CONFIABILIDADE:
No atendimento e serviço.

Certificação

Nossa qualidade é certificada.

Em 2002, decidimos melhorar nossos processos produtivos, este trabalho teve resultados excelentes.

Como consequência, o mapeamento e monitoramento das atividades operacionais e administrativas nos deram condições de embasar um anseio da organização como um todo: sermos a primeira distribuidora de autopeças certificada pela norma ISO 9001 no território brasileiro.

Este mérito ocorre logo em seguida no ano de 2003, onde conquistamos com eficácia a certificação.

Mas um, dentre os muitos requisitos da norma, é o da melhoria continua. Principio pelo qual estamos focados sempre, pois nossa busca é pela qualidade e excelência.


Copyrights © 2015 & All Rights Reserved by Odapel. Desenvolvidor por Plansyst